quarta-feira, 4 de maio de 2016

Capitão América: Guerra Civil


A adaptação cinematográfica feita pela Marvel de sua HQ, publicada entre 2006/2007, na verdade não é bem uma adaptação. O filme tem como inspiração a grande treta dos heróis da casa da ideias, que nos quadrinhos é pautada na lei de registro dos heróis, com a intenção de que todos revelem suas identidade e prestem contas para S.H.I.E.L.D. e para o governo. No MCU as identidades secretas nunca foram um problema, a questão é que Steve Rogers, não quer abrir mão de ter a liberdade de escolha em qual batalha quer lutar e quando agir, não esperar um grupo da ONU de organizar e chamar os Vingadores. Do outro lado, Tony Stark ainda se sente muito culpado pelo incidente de Sokovia (que é reforçado quando uma mãe esfrega a foto do filho morto no acidente em sua cara), já que a criação de Ultron é culpa direta dele. Mas acima de tudo, um fator fundamental que faz a trama do filme mais interessante até que a hq, é Bucky Barnes, o Soldado Invernal.

#chateado
Guerra Civil, mais que um Vingadores 2.1 é continuação do ótimo Capitão América 2: Soldado Invernal, a relação entre Steve e Bucky é fundamental pra trama do filme. Steve não acredita no julgamento precipitado que fazem de quem um dia foi seu melhor amigo. Essa fé quase cega de Steve pode se justificar pois Bucky agora é o último laço que ele tem com seu tempo, Peggy Carter, seu antigo amor, se foi.

No meio disso tudo outros personagens também conseguem brilhar, e este é um ponto fortíssimo do filme. Apesar de um elenco inchado e com grandes nomes, cada personagem aparece apenas quando é necessário. Exemplo disso é o Gavião Arqueiro, que no começo do filme está aposentado, mas com o desenrolar da ação aparece para ajudar o #TeamCap. Sua presença é pontual, não importa que Jeremy Renner já foi indicado a Oscar, Globo de Ouro, etc. Vale a nota de que Falcão deixa de ser apenas um side-kick do Capitão América, pra mostrar um lado mais cool, e Homem-Formiga que rouba a cena em GRANDE estilo.

oxente, meu rei
Fora os personagens já conhecidos da galera, os destaques ficam claro pras duas novidades no MCU, começando pelo novo Rei de Wakanda: T'Challa. O ator Chadwick Boseman, impõe a presença de realeza e diplomacia necessária para o regente da nação mais desenvolvida do mundo, mas é quando assume o manto de Pantera Negra e parte pra ação é que nós vamos ao deleite. O mesmo vale para o novo Homem-Aranha/Peter Parker de Tom Holland, com a diferença de que ao invés da dramaticidade e seriedade do Pantera, entra a leveza e comicidade do amigão da vizinhança, como todos esperávamos. A interação de Peter com Tony Stark também funciona muito bem, aliás, Robert Downey Jr. entrega sua melhor atuação nos filmes Marvel.

Pra quem viu apenas os trailers principais e não se entupiu com cada tv spot, e cenas extras mostrada antes do filme, vai ficar satisfeito de ver as lutas incríveis, dos heróis, que tem sua melhor interação nas telas. Aliás, mesmo quem viu todo o material disponibilizado pela Marvel, teve algumas boas surpresas no filme, o que é algo que todos os fãs queriam depois da Era de Ultron, e da maioria dos filmes blockbusters.

Com uma trama bem amarrada e direção segura dos Irmãos Russo, Guerra Civil se torna um dos filmes mais completos e divertidos da Marvel! Mesmo com os seus heróis favoritos brigando entre si, as piadas pontuais e entre os diálogos são muito boas, e no final saímos do cinema com um sorriso no rosto, pronto pra próxima aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página