terça-feira, 17 de maio de 2016

Quadrinhos Online

A cena de quadrinhos independentes e autorais no Brasil cresce cada vez mais e uma das maneiras mais fáceis e eficazes de divulgar seu trabalho é pela internet, por isso fiz uma pequena lista de alguns ótimos quadrinhos que estão disponíveis na rede mundial de computadores de forma lícita, os próprios autores disponibilizam o seu trabalho online.
Essa lista não tem títulos muito recentes (o importante é a qualidade!!), e quase todos já ganharam versões impressas, por isso se você gostar, apoie o artista. A internet nos traz essa facilidade e comodidade de conhecer melhor o produto antes de investir nele, mas nada substitui pegar aquele quadrinho na mão e saborear cada detalhe da arte sequencial.




















Paulo Crumbim, co-criador do Quadrinhos A2 e a MSP Penadinho -Vida (ambos em parceria com Cristina Eiko) traz em gnut algo muito mais psicodélico. Sem falas (em português, pois existem alguns balões na língua dos diversos seres da história) este quadrinho depende muito da interpretação do leitor e certamente uma única leitura não dará conta de uma interpretação coesa. Algumas criaturas bizarras (e outras fofinhas como a imagem acima) numa espécie de batalha intergaláctica fazem seus olhos brilharem com vários quadros que piscam (literalmente, graças ao recurso de gifs nessa maravilhosa internet). Algumas partes tem até música pra acompanhar, ótima utilização de vários recursos que só uma webcomic pode oferecer e que nos deixa curiosos pra saber como manter esse clima numa versão impressa. Confira gnut.




















O site Petisco pública a cinco anos diversos quadrinhos, mas o destaque vai para a obra escrita por Ana Carolina Recalde e desenhada por Denis Mello. Beladona mostra a história de Samantha, que desde criança é atormentada por pesadelos, e conforme o tempo passa ela descobre que existe muito mais do que apenas sonhos ruins por trás disso tudo. Terror de melhor qualidade, tanto narrativamente quanto graficamente. Confira Beladona.


















Outro site que tem várias webcomics é o Outros Quadrinhos e o destaque desta vez vai para Contos do Cão Negro. O personagem do título no caso não é um animal, mas sim um viking que detém esta alcunha. Com roteiro de Cezar Alcázar e desenhos de Fred Rubim, a história tem  uma premissa bem clássica onde o herói é contratado para uma 'quest', que no caso é reaver um determinado medalhão e pra variar no final as coisas são mais complicadas do que parecem. Apesar simples a hq cumpre muito bem seu papel com esta primeira parte do que parece ser uma longa jornada.
Em abril deste ano o primeiro volume foi lançado pela editora Avec. Confira a versão online de Contos do Cão Negro.

















Provavelmente a mais conhecida entre os trabalhos citadas aqui é a obra de Bianca Pinheiro. Tudo começou no seu tumblr e mas graças ao sucesso teve seu trabalho publicado pela editora Nemo, ganhando todas as livrarias do país e este ano chegando ao conceituado mercado francês de quadrinhos, como mencionado no instagram da autora. Num traço muito fofo e cheio de bom humor, acompanhamos o urso Dimas ajudando a pequena Raven a encontrar seus pais. Atualmente Bianca trabalha na MSP solo da Mônica. Confira BEAR.























Este bando de piratas espaciais destilam muito bom humor e várias referências a cultura pop e ficção científica. Germana Viana desenha e roteiriza uma história super divertida com personagens incríveis e bizarros. A versão física foi lançada pela editora Jambô. Confira Lizzie Bordello e As Piratas do Espaço.




























O jovem Pedro Cobiaco lançou em seu site uma grande aventura, cheia de cores, com jovens rebeldes numa ilha com seres fantásticos, onde tudo pode acontecer. Mas não se iludam com as cores alegres e o clima aventureiro, há momentos bastante introspectivos e reflexivos. Grande destaque para arte de Pedro, bonita mas meio suja e rasgada ao mesmo tempo. Depois de completar a história foi lançado pela editora Mino. Confira A venturas na Ilha do Tesouro.

Gostou das indicações? Tem alguma hq nessa internet véia sem portera que gostaria de compartilhar? Deixa um comentário =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página